“A FMV esta tendo novamente problemas com o MEC .Este ano foi suspenso temporiamente o vestibular e a instituicao tem ate o dia 30/06 para atender as exigências,muitas medidas estão sendo tomadas e foram trocados o diretor do CESVA e o diretor da FMV,(Desde janeiro e o Dr Fernando Aaerestrup).Este se apresenta com muita vontade e aparente competência. Como meio de pressão e de fiscalização. a nossa Associação dos Ex alunos da FMV se fez presente na luta pela defesa da Faculdade
Abaixo envio resumos das reuniões:
1)Reunião com presidente da FAA,-Dr Jose Rogerio de Moura;Diretor do CESVA Prof.Matheus Bressan;Diretor FMV Prof Dr.Fernando Aarestrup;Presidente do DAJG Aluno Luciano e com o Presidente da Associacao dos Ex- Aluno FMV Dr Leonardo
Nós , da Associação de ex - alunos da nossa querida FMV, após reunirmos dias 27 e 28 de março com a Fundação, diretoria da Faculdade e membros importantes da Comunidade Valenciana , pedimos encarecidamente que enviem nome, ano de formatura e atividade atual para - medicina@faa.edu.com.br com o fim de sensibilizarmos o MEC quando da entrega de suas exigências até 30 de junho.
No momento temos que enviar apoio para preservarmos nossa história de vida e após a manutenção de nossa escola, tomaremos providências tais como, Comissão de fiscalização contínua, já inciada junto com o D.A., e outras medidas que não cabem falar agora. Peço apoio a vocês e que acreditem em nosso trabalho. Estamos em busca da preservação da nossa Escola.Mandem cópia para meu e - mail - leomaklouf@yahoo.com.br - Muito obrigado e vamos juntos virar este jogo
2)reuniao com CREMERJ dia 07/04/2009 com a ASSOCIACAO DOS EX-ALUNOS FMV
A reuniao foi muito interessante ,Ao chegarmos o diretor da FMV, Dr.Fernando ja nos aguardava no saguao do Cremerj junto com ao colega Ronaldo. Fomos para reuniao e na mesa contavamos 9 pessoas .Destas 7 eram Ex -alunos da FMV!
A saber Dr.Luis Fernado Morais-Ex aluno, Presidente do Cremerj
Dr Rossi Conselheiro do Cremerj Ex- aluno
Dr.Fernando Aaerestup Diretor FMV ,Ex-Aluno
Dr Ronaldo Kneipp Ex- Aluno
Dra Sylvia O. Loureiro Ex- aluna
Dr.Diney C.Loureiro Ex-aluno
Dra Themis Ex-aluna
Dr.Albiery Conselheiro Cremerj
Dra Rosa ,Conselheira ,Ex presidente do Cremerj
Tivemos boa vontade do Cremerj em mostrar uma agenda positiva , Apos explanação dos Ex -alunos e do Diretor da Faculdade .Conseguimos a promessa de sair no Jornal do Cremerj de Maio, reportagem sobre a Faculdade , laboratorios e sobre as medidas de saneamento.e a orietaçao pedagogica. Devera ser feito provavelmente uma palestra sobre etica e, aproveitando o ensejo para entrega de carteiras de Estudante de Medicina pelo CREMERJ aos alunos dos ultimos periodos ,em Valença. (as datas ja estao com o Diretor.)abrindo o acesso ao portal CAPS para os alunos.Colocamos tambem e conseguimos o apoio do CRM-Valença .(O Vidinha e delegado do CRM em Valenca e presidente da Associacao Medica Valenciana).Com isso a Faculdade dara apoio aos programas de educação continuada do Cremerj que poderao ser realizados na Faculdade, dando nome e maior dimensao a instituição.Soubemos tb de convenio da FAPERJ com a instituição,oque ja esta em vigor inclusive para a inauguracao do novo Bioterio no Campus I dia 14/04/2008 .Foi confirmado o convenio para aulas praticas ambulatoriais com as prefeituras de Valenca,Rio das Flores e Rio Preto
Lamentamos que o presidente do DAJG (diretorio) nao tenha podido comparecer.
Peco ao Colega que repasse estas mensagens pois contamos com a ajuda de todos.Achamos que o MEC tem suas razoes mas tb. sabemos que precisamos de forca politica.Se tiver algum canal avise.
Falei muito com os membros do DA e alunos que encontrei sobre a nossa historia e a saga da 1 turma . Recomendei seu livro para que os alunos de hoje entendam o que e uma luta.,o que e ter fé."
Diney Loureiro VII turma 1979 FMV
Aos colegas Formados pela querida Faculdade de Medicina de Valença de todos os tempos.
ResponderExcluirNao custa informar que em 1978 foi criada a ASSOCIAÇÂO DOS EX-ALUNOS, que promove encontros anuais há 30 anos sempre no ultimo fim de semana de setembro ou no primeiro de outubro;
E sempre realizado em Valença em geral no Hotel Palmeira Imperial.Os encontros congregam membros de todas as turmas antigas e recentes incluindo os alunos atuais.E sempre muito emcionante. Este ano estamos muito empenhados que esta uniao, inedita entre as faculdades de Medicina ,se transforme numa corrente de força para defendermos a nossa faculdade .Dia 29/05/2009 iremos com uma comissao de ex alunos novamente a Faculdade para avaliar as medidas tomadas pela direçao da FMV e da FAA para recolocar a nossa querida escola no seu melhor caminho.
Diney Loureiro associaçao dos ex- alunos FMV ,VII turma 1979
Grandes e boas mudanças estao ocorrendo na nossa querida FMV
ResponderExcluirHá um INFORMATIVO ESPECIAL DA FACULDADE DE MEDICINA DE VALENÇA disponivel no site
www.faa.edu.br
link:graduação medicina
As medidas foram tomadas para orientar o bom caminho.
Diney Loureiro
Ex-Aluno VII turma 1979
Mensagem do presidente do Diretório Acadêmico Jayme Graça -Faculdade de Medicina de Valença :
ResponderExcluirCaros doutores,
Depois de um semestre cheio de incertezas e preocupações em relação ao futuro da nossa Faculdade de Medicina, acredito que agora - pós visita dos avaliadores do MEC - que as coisas tenderão a voltar para seu devido lugar.
Em meu nome e de todos os alunos da medicina gostaria de agradecer a cada um dos senhores ex-alunos que, direta ou indiretamente, contribuíram para todo este processo de recuperação de nossa faculdade.
Porém, não podemos esquecer que a "luta" continua, uma vez que, analizando o passado não muito distante desta instituição podemos perceber que é comum os momentos de crise serem sucedidos por momentos de bonança, e logo depois, a crise retorna com um piscar de olhos.
Acho que uma maneira de impedir, ou pelo menos retardar este processo de altos e baixos que cisma em se instalar na Medicna é, conforme discutido na sexta-feira (25/09) com algum de vcs, a criação de uma Comissão composta por nós alunos e vcs ex-alunos, de modo que SEMESTRALMENTE checássemos a manutenção de todas as mudanças implementadas.
Assumimos a responsabilidade de conduzir o DAJG em fevereiro deste ano, pós intervenção do MEC, com várias dívidas contraídas pelas gestões (ou má-gestões) anteriores, um diretório desacreditado por parte do corpo discente uma vez que há anos o diretório não defendia os interesses do alunado, enfim... Tinha tudo para não dar certo.
Mas, aprendi ao longo de minha vida que os momentos de crise são excelentes oportunidades para podermos enxergar uma solução e crescer com ela. E assim o fizemos. Hoje, 8 meses depois, posso dizer que a realidade é outra, reconquistamos a confiança da maioria dos alunos e acreditamos que podemos fazer muito mais.
Porém, estreitar os laços entre nós alunos e vcs é fundamental para que possamos nos fortalecer - inclusive politicamente - de modo a proporcionar condições para o bom funcionamento desta escola tão importante para a realização dos sonhos de tantas pessoas.
Eu costumo comparar a Faculdade de Medicina de Valença a um alicerce na construção civil: alguns alunos construirão prédios de muitos andares, outros mais prédios de poucos andares, outros casas, enfim, mas enquanto estiver presidente (não sou presidente, estou presidente), farei o que puder para manter este alicerce forte, capaz de sustentar o sonho de cada um que por aqui se formar.
Gostaria também de reforçar o meu interesse em montar uma lista com nome, especialidade, local onde trabalha e email (ou telefone) de contato do ex-alunos. A lista já contem alguns nomes, mas gostaria muito de ampliá-la. Mas para isso preciso da ajuda de vcs. Peço então que encaminhem meu email para os demais ex-alunos e peçam para que, se possível, mandem-me seus respectivos dados.
Ponho-me a disposição de todos.
Luciano da Silva Lima
Presidente do DAJG
lucreffins@gmail.com
Meu telefone:
21 8746-3977
Sempre vale a pena lutar e acreditar.
ResponderExcluirEnvio mensagem do diretor da FMV
A Comissão do MEC observou a implementação de várias medidas acadêmicas e administrativas que proporcionaram uma melhoria substancial na qualidade do curso de Medicina de Valença, tais como: atualização do PPC, inserção precoce do graduando no sistema Único de Saúde – SUS, atualização dos Laboratórios de Habilidades, de Comunicação e de Apoio, adequação do corpo docente (titulação – dedicação), implementação do colegiado do Curso e do Núcleo Docente Estruturante – NDE, aquisição de títulos da Biblioteca e ampliação do acesso à biblioteca virtual.
Deste modo, de todas as faculdades de medicina avaliadas, Valença foi a que teve a menor alteração quanto ao número de alunos ingressos no curso. A partir de agora, as novas turmas terão 60 alunos, ocorrendo uma redução de apenas 20 vagas, para adequar a capacidade instalada do Sistema de Saúde da cidade ao número de alunos.
Portanto, devemos comemorar essa grande vitória de alunos, professores, funcionários, ex-alunos, administração e comunidade valenciana.
A garra, a dedicação e paixão de toda a comunidade acadêmica pela faculdade é nosso grande trunfo para avançarmos, ainda mais, na melhoria da qualidade de ensino, que é uma busca constante da gestão da instituição.
Juntos, continuaremos a construir uma grande Faculdade de Medicina.
Obrigado a todos.
Dr. Fernando Aarestrup
Diretor da Faculdade de Medicina de Valença
A Faculdade de Medicina do Centro de
ResponderExcluirEnsino Superior de Valença voltou a realizar
processo seletivo para o ingresso de alunos
a partir deste semestre. O vestibular foi
realizado em 18 de julho, com a disponibilidade
de 60 vagas. Segundo o MEC, outras faculdades também
foram avaliadas, e de todas, a de Valença foi
a que apresentou o melhor desempenho na
reavaliação.
Para o Diretor da Faculdade de Medicina
de Valença (FMV), Fernando Aarestrup, a avaliação
do MEC foi correta e deve ser vista
como um processo importante para fortalecer
o ensino e as profissões.
Na reavaliação, a comissão do MEC pode
observar a implementação de várias medidas
acadêmicas e administrativas que proporcionaram
uma melhoria substancial na qualidade
do curso. Entre elas estão: criação do grupo de
disciplinas de atenção básica integrada; inserção
precoce do graduando no Sistema Único
de Saúde (SUS); atualização dos Laboratórios
de Habilidades, de Comunicação e de Apoio;
adequação do corpo docente (titulação-dedicação);
implementação do colegiado do curso
e do Núcleo Docente Estruturante (NDE); e
aquisição de títulos e ampliação do acesso à
biblioteca virtual.
- Também fizemos investimentos na infraestrutura
do hospital-escola com a compra de
equipamentos de alto custo, como os de patologia
clínica, tomógrafo, ecocardiógrafo, entre
outros - salientou Aarestrup
jornal do cremerj jul/2010